mA medalhas são tradicionalmente concedidas pelas mais altas conquistas do indivíduo, que é reconhecido como vencedor e merecedor de tal homenagem. Desde o século XVIII, as medalhas têm sido agraciadas nas artes. A Real Academia Dinamarquesa de Ciências, concedia a medalha como símbolo de liberdade financeira a um estudante excepcional. Outras, simbolizam até hoje o prestígio. A Organização das Nações Unidas oferece medalhas para a Educação, Ciência, Cultura e várias sociedades acadêmicas.
Muito presentes na carreira militar, a entrega de medalhas era comum para o reconhecimento de uma vitória de grande significado. O comandante recebia uma de ouro e seus subordinados uma de prata. Talvez a maior presença das medalhas esteja nas atividades competitivas, especialmente as atléticas. Os Jogos Olímpicos conservam muito dessa tradição, a medalha de ouro é desejada por todos os atletas, que se dedicam a uma rotina de treinos por essa conquista.
Tradicionalmente, elas são feitas dos seguintes metais: ouro, ou outro metal amarelo, como latão; prata ou outro material cinza, como aço, e bronze. Esses materiais simbolizam as três primeiras fases do homem na mitologia grega: a Idade de Ouro, quando o Homem vivia em meio aos Deuses; a Idade de Prata, quando a juventude durava uma centena de anos, e a Idade de Bronze, a Era dos heróis.
Fundada em 1988, a Tod Metais faz parte da história dos campeões, unindo os mais modernos processos industriais com técnicas artesanais, confeccionando medalhas artesanal e individualmente.