Taça Jules Rimet

A “Taça Jules Rimet” foi o primeiro prêmio oficial da Copa do Mundo FIFA. Originalmente nomeada de “Vitória” e conhecida simplesmente como Taça do Mundo, recebeu novo nome em 1946 em honra ao presidente da FIFA, Jules Rimet. A peça foi fabricada em ouro e liga de prata numa base azul de lápis-lazúli, medindo 35 cm e pesando 3,8 kg. Criada pelo artesão francês Abel Lafleur com forma octogonal, a taça tem uma figura alada representando Nice, deusa grega da vitória.

178499144

Durante a Segunda Guerra Mundial, o troféu ficou com a seleção da Itália. Ottorino Barassi, o vice-presidente da FIFA e presidente da Federação Italiana de Futebol, temia o roubo da taça pelos nazistas e escondeu-a numa caixa de sapatos debaixo de sua cama.

Duas décadas depois, durante uma exibição pública no Westminster Central Hall, na Inglaterra, quatro meses antes da Copa do Mundo FIFA de 1966, a taça acabou sendo roubada. Ela foi recuperada sete dias depois em uma cerca-viva de um jardim em South Norwood, Londres. Quem encontrou a taça embalada em jornal foi um cão chamado “Pickles”.

Após o incidente, a FIFA criou em segredo uma réplica, que passou a ser usada nas celebrações. A seleção que conquistasse três títulos mundiais ganharia a posse permanente do troféu. O direito foi alcançado em 1970, pela seleção brasileira.

Mas, a taça foi roubada pela segunda vez em 1983, no Rio de Janeiro e nunca foi recuperada.

465237445

Em 1986, a Confederação Brasileira de Futebol criou outra réplica, assinada por Eastman

Kodak, que usou 3.97 libras de ouro.

Os troféus fazem parte da história dos campeões! A Tod Metais produz troféus padronizados ou totalmente personalizado.

Medalhas: Uma história de conquistas

mA medalhas são tradicionalmente concedidas pelas mais altas conquistas do indivíduo, que é reconhecido como vencedor e merecedor de tal homenagem. Desde o século XVIII, as medalhas têm sido agraciadas nas artes. A Real Academia Dinamarquesa de Ciências, concedia a medalha como símbolo de liberdade financeira a um estudante excepcional. Outras, simbolizam até hoje o prestígio. A Organização das Nações Unidas oferece medalhas para a Educação, Ciência, Cultura e várias sociedades acadêmicas.

Tod Metais (2)

Muito presentes na carreira militar, a entrega de medalhas era comum para o reconhecimento de uma vitória de grande significado. O comandante recebia uma de ouro e seus subordinados uma de prata. Talvez a maior presença das medalhas esteja nas atividades competitivas, especialmente as atléticas. Os Jogos Olímpicos conservam muito dessa tradição, a medalha de ouro é desejada por todos os atletas, que se dedicam a uma rotina de treinos por essa conquista.

Tradicionalmente, elas são feitas dos seguintes metais: ouro, ou outro metal amarelo, como latão; prata ou outro material cinza, como aço, e bronze. Esses materiais simbolizam as três primeiras fases do homem na mitologia grega: a Idade de Ouro, quando o Homem vivia em meio aos Deuses; a Idade de Prata, quando a juventude durava uma centena de anos, e a Idade de Bronze, a Era dos heróis.

Tod Metais

Fundada em 1988, a Tod Metais faz parte da história dos campeões, unindo os mais modernos processos industriais com técnicas artesanais, confeccionando medalhas artesanal e individualmente.